quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Oficina de "Artesanato e Moda" e de "Ofício: Sineiro" no Festival Diversão Arte Verão


Foto: Divulgação

Um dos destaques do Festival Diversão Arte Verão são as oficinas, de moda e artesanato e de ofício dos sineiros.

A oficina Artesanato e moda acontece de 19 a 23 de janeiro, das 14h às 17h, na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop). São 20 vagas por dia: a cada dia é montada uma turma diferente e cada pessoa pode participar em mais de uma turma. Ministrada pela artesã ouro-pretana Marcia Acerra Almeida Niquini, a oficina tem como objetivo ensinar a produção de acessórios e produtos utilitários por meio da aplicação de técnicas de artesanato e reutilização de materiais para customização. As inscrições podem ser feitas no local.

Já a oficina Ofício: Sineiro será aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia. A oficina é móvel, e vai passar pelos adros das principais igrejas do centro histórico de Ouro Preto, nos dias 18 e 24 de janeiro, das 10h às 12h e das 15h às 17h.
As atividades da oficina Ofício: Sineiro serão ministradas pelos membros da Associação dos Sineiros de Ouro Preto (ASSOP), Arthur Ramos Carneiro Weberson Luiz Felipe. A oficina tem como objetivo a preservação dos sinos e dos seus toques e perpetuação do ofício de sineiro pelas gerações futuras dentro da comunidade. A atividade é inédita, e durante sua execução, serão demonstrados os toques tradicionais das igrejas de Ouro Preto. Os três sinos móveis utilizados durante a oficina serão trazidos de Diamantina. Serão convidados sineiros de cada paróquia para demonstrar os saberes desse ofício.

O toque dos sinos de Ouro Preto foi tombado como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2009. Atualmente, os toques existentes em Ouro Preto são: Toque de Alvorada; Toque para Missa; Toque de Ângelus; Toque de Te Deum; Toque de Novena; Repique do Bom Jesus; Toque do Setenário das Dores; Toque de Quaresma; Toque Fúnebre para homem; Toque Fúnebre para mulher; Toque Fúnebre para Padre; Toque Fúnebre para Bispo; Toque Fúnebre para Papa; Toque Fúnebre para criança (anjinho).

Foto: Divulgação


Programação das Oficinas

Artesanato e Moda
Diariamente, de 19 a 23/01, das 14h às 17h, na Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (rua São José, 132 – Centro)
20 vagas por dia
Inscrições no local, de 9h às 18h
19/01 (segunda-feira) - colares
20/01 (terça-feira) – acessórios para cabelo
21/01 (quarta-feira) – customização de roupas
22/01 (quinta-feira) – porta acessórios
23/01 (sexta-feira) – porta aviamentos


Ofício: Sineiro
Dias 18 e 24/01, das 10h às 12h e das 15h às 17h
Itinerante pelos adros das principais igrejas de Ouro Preto
Aberta a todos os interessados

18/01- domingo
10h às 12h – Capela do Padre Faria
15h às 17h – Igreja Matriz Santa Efigênia

24/01- sábado
10h às 12h – Igreja Nossa Senhora das Mercês e Perdões (Mercês de Baixo)
15h às 17h – Igreja Nossa Senhora do Carmo


Programação gratuita
Informações: (31) 3551-3546

Nenhum comentário:

Postar um comentário