sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Mais de três mil pessoas participaram do Festival Diversão Arte Verão, em Ouro Preto

Foto: Bruno Arita


Música, oficinas, brincadeiras e teatro fizeram as férias
em Ouro Preto ainda mais divertidas


Um grande público esteve presente nos nove dias do Festival Diversão Arte Verão, em Ouro Preto/MG. Com programação gratuita e de qualidade, voltada para crianças e adultos, o Festival trouxe lazer para o mês de janeiro e incrementou as férias da criançada. Em sua quarta edição, o Diversão Arte Verão se consolida como o evento que abre o calendário de festivais da cidade.

Um dos destaques nesta edição foi a abertura do Festival, realizada no distrito de Antônio Pereira. Foram dois dias de atividades infantis com piquenique literário, gincana, circuito de brincadeiras com a Turma da Nana e apresentação teatral, com a Cia Navegante de Teatro de Bonecos, 200 crianças se divertiram na quadra de esportes local.

Na sede de Ouro Preto também teve brincadeiras com a Turma da Nana e teatro infantil, além de espetáculos para o público adulto. As crianças se divertiram com o Cirk-In, do Grupo Caixa 4 de Teatro, e com os espetáculos A menina que entra em livros e Romeu e Julieta na Era dos Recicláveis. Para o público adulto, houve a estreia da peça Amores e Dores no País da Flores, do grupo ouro-pretano Resid[ê]ncia, além da apresentação de A hora do Brasil e Por acaso, não caso.

Em duas oficinas, cada uma com mais de 40 inscritos, foi possível aprender dois ofícios. A oficina de Artesanato e Moda, comandada pela artesã Marcia Acerra Almeida Niquini, proporcionou cinco dias de aprendizado. A cada dia, uma nova turma e um novo tema nortearam a produção dos oficinantes, que aprenderam a fazer colares, acessórios para cabelo, customização de roupas, porta acessórios e porta aviamentos.

Já a oficina Ofício: Sineiro, realizada em parceria com a Associação dos Sineiros de Ouro Preto (Assop), percorreu adros de igrejas da cidade demonstrando o toque dos sinos. Foi uma oportunidade única de conhecer o patrimônio da cidade e de preservá-lo, por meio da capacitação de novos sineiros.

 
Foto: Bruno Arita

Para fechar a programação, a 2ª edição do Festival de Bandas Ouro Preto em Sol Maior proporcionou duas noite de boas músicas, com a presença de nove bandas mineiras, selecionadas entre 24 inscritas, todas com produção autoral. O júri escolheu em 1º lugar, a banda Naippes, de Lavras. Em 2º lugar, a ouro-pretana Cada um e todo mundo; em 3º, outra ouro-pretana, a banda Galanga.

O Festival Diversão Arte Verão tem como parceiros a Prefeitura Municipal e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto – ADOP; o investimento da Samarco Mineração S/A e o apoio local do Centro de Artes e Convenções da Ufop, da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto (Aceop), da Hering Ouro Preto, do Bazar Faria, do Jornal Voz Ativa e da Padaria Nutripão. A produção é da Mezcla Organização Cultural e Sala de Ideias.

Para as atividades realizadas no Teatro do Centro de Convenções da Ufop, o Festival solicitou a troca de senhas por um item de higiene pessoal ou de limpeza. Foram arrecadados 384 itens, entregues à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, e destinadas ao distrito de Antônio Pereira e à sede de Ouro Preto.

Mais informações no blog festivaldiversaoarteverao.blogspot.com.br.

Foto: Bruno Arita

Nenhum comentário:

Postar um comentário