sábado, 11 de fevereiro de 2012

Festival Diversão, Arte e Verão 2012 - Balanço Final


Festival de Verão movimentou e divertiu a cidade em janeiro


        Arte e entretenimento foram o foco do I Festival Diversão, Arte e Verão que aconteceu de 8 de janeiro a 5 de fevereiro de 2012, em Ouro Preto, encerrando as festividades relativas ao ano do Tricentenário de Vila Rica e inserindo um novo formato à tradicional grade de Festivais realizados na histórica Ouro Preto.  
       A iniciativa teve por objetivo principal preencher uma lacuna no calendário de eventos da cidade no mês de janeiro, fomentar o turismo, gerar renda e movimentar o comércio local, além de proporcionar diversão e lazer para a população. A Casa da Ópera recebeu uma rica e diversificada programação artística e cultural, potencializando a utilização daquele espaço e revigorando sua importância no contexto histórico e cultural da cidade. Outros espaços alternativos da cidade também foram palco das atrações do Festival, como o Centro Cultural Comunitário Padre Faria e Anexo da Casa da Ópera, onde foram realizadas algumas oficinas. Artistas locais e grupos da capital e do interior foram os protagonistas do evento que promoveu a promoção e a difusão da cultura de Minas.  
        
        A programação foi dividia em 4 módulos de atividades:

1) Reis e Rainha do Tricentenário, que aconteceu no dia 8 de janeiro, com um grande cortejo de grupos de congado que desfilaram pelas ruas tricentenárias da cidade em comemoração ao Reinado de Santa Efigênia e de Nossa Senhora do Rosário. Esse módulo reuniu cerca de mil pessoas, aproximando grupos de manifestação popular e religiosa de Ouro Preto e região.

Reis e Rainhas do Tricentenário - 08/01/2012
2) Oficinas de Lazer e Atividades Lúdicas, contemplando arte, artesanato, culinária, leitura, fotografia e rua de lazer. Aproximadamente 220 pessoas foram capacitadas nas oficinas e 350 crianças e adolescentes participaram das atividades lúdicas e de lazer.


Oficina Vilas de Minas Cozinha Adentro com o SESI/FIEMG – Unidade Móvel de Reeducação Alimentar

oficina de ilustração “Brincar, Reciclar e Ilustrar

Oficina Hip Hop no Pe. Faria


Oficina de fotografia “Ouro Preto na Lente Noturna”

3) Monólogos do Riso, uma seleção de comédias monólogas com a participação de grandes atores mineiros, provocou repetidas risadas no público adulto, que lotou a Casa da Ópera nos três dias de espetáculo, mobilizando cerca de 750 pessoas.

Prosa de Compadres com Chico Lobo e Roberto de Freitas - 22/01/2012

Na virada do sexo com Amaury Reis - 24/01/2012
Concessa Tecendo Prosa com Cida Mendes - 26/01/2012

Sou pequena mas não sou pedaço... O máximo de mulher no mínimo de espaço com Maria do Socorro - 01/02/2012


Público prestigiando espetáculo na Casa da Ópera
4) Divertirama, módulo que levou para o palco espetáculos infantis de ponta, que abordaram de temas como meio ambiente e cidadania, foi prestigiado tanto por crianças como por adultos. E foi o premiado Lampiãozinho e Maria Bonitinha que fechou o verão de espetáculos e o Festival, lotando o Teatro do Centro de Convenções. Ao todo, quase 800 espectadores se divertiram como crianças.

Espetáculo Infantil: A Arca de Vinícius - 01/02/2012

Espetáculo Infantil:Saltimbancos - 03/02/2012 

Espetáculo Infantil: Lampeãozinho e Maria Bonitinha - 05/02/2012

Atividades da praça de lazer do Divertirama - 05/02/2012

       Todas as atividades foram gratuitas e abertas a toda a população, que contribuiu generosamente com as campanhas sociais do Festival trocando ingressos por itens de higiene pessoal, de limpeza e lixo eletrônico (pilhas, baterias, celulares, etc). Todos os donativos, cerca de 1200 itens foram doados às instituições sociais da cidade, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Já o lixo eletrônico, será contabilizado e passará por uma triagem, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que destinará corretamente o material. 
     A formação de novos públicos, a ampliação de acesso aos bens culturais e o intercâmbio de experiências foram resultados vislumbrados pelos organizadores do Festival e alcançados por todos que participaram da programação.
     A cadeia de serviços da cidade foi acionada e 60% dos recursos investidos foram aplicados no comércio local, aquecendo a economia num período de desaceleração, provocada pelas chuvas no início do ano.
      O I Festival Diversão, Arte e Verão teve como realizadores a Prefeitura Municipal e a Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto – ADOP e contou com a parceria e investimentos da Samarco Mineração S/A. A produção foi da Mezcla Organização Cultural.

E em nome de todos, gostaríamos de agradecer aos milhares de seguidores, espectadores e colaboradores que prestigiaram a rica programação do I Festival Diversão Arte Verão.  
Veja imagens e resultados do FDAV nas redes sociais e dê sua opinião:

                           
Em janeiro de 2013, a gente se encontra em Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário