segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

ESPETÁCULO DE ABERTURA: PROSA DE COMPADRES


21/01 - Sábado
Abertura Oficial do Festival
Espetáculo Cênico Musical “Prosa de Compadres”, com Chico Lobo e Roberto de Freitas
Horário: 20 horas
Local: Casa da Ópera

Aos interessados no espetáculo pede-se que cheguem com uma hora de antecedência para a distribuição das senhas. A apresentação, como todas as outras do I Festival Diversão, Arte e Verão, será gratuita. Porém, se for possível, pede-se aos interessados a doação de produtos de higiene pessoal e domiciliar para os desabrigados pelas chuvas que abalaram a cidade de Ouro Preto no início do ano.


É um grande encontro cênico entre dois renomados artistas mineiros: ROBERTO DE FREITAS E CHICO LOBO que nos remete àqueles momentos em que o prazer de ouvir e contar histórias, de cantar e tocar viola, supera toda a avalanche tecnológica da modernidade. E reaproxima as pessoas numa boa prosa de compadres. Para um encontro, com cheiro de café coado - com gosto, inevitável, de orgulho por nossas raízes mineiras -, pleno de brasilidade!  No qual a prosa envolvente, leva a viajar pelas histórias encruadas nos sertões, cheia de causos que habitam o imaginário - tão rico e característico. Sob o som mágico, da viola caipira - de suas modas e folias. Numa unidade que trás à tona toda uma identidade cultural. Sobretudo, um show de sintonia entre dois grandes profissionais, amantes da cultura popular brasileira que aliam a interpretação teatral impecável aos cantos e acordes de viola. E transformam tudo em uma oportunidade única – que leva das gargalhadas às lágrimas. Uma verdadeira dádiva. Imperdível!




ROBERTO DE FREITAS, nascido na Fazenda do Chico do Paiol, zona rural de Diogo de Vasconcellos (MG), passou sua infância no escuro e, as vezes, iluminada por uma lamparina de querosene e, sempre, pelas histórias que sua tia Efigênia lhe contava. Ele diz que: "Na falta da energia elétrica, na impossibilidade de termos o 'grande monóculo animado e falante' (era assim que, naquela época, eu imaginava que fosse a televisão), nós tínhamos a nossa tia Efigênia, que nos cobria a alma com os cobertores da fantasia e da imaginação eram histórias de bichos falantes, de princesas e bruxas, de castelos mal-assombrados ou de casinhas de sapés ou feita de doces, eram só encantamentos. Quando mudou-se para Belo Horizonte, cidade grande e iluminada, as histórias passaram a ser outras. Até que houve um tempo em que foi trabalhar com crianças numa escolinha e, em meio a necessidade de melhor se comunicar com elas e, lembrando das coisas que mais gostava de fazer quando era criança, reencontrou a encantadora figurada da tia, contadeira de histórias. Então, as histórias voltaram a ser as mesmas e, para sua surpresa, pois aquelas crianças já tinham suas noites iluminadas por videogames, televisores, geladeiras e batedeiras de bolo, seus olhares também voltaram a ser os mesmos de muito tempo atrás, lá quando nem piscavam. E tamanho foi este encantamento que os adultos também, assim para relembrar suas infâncias, quiseram ouvir suas histórias. E, hoje ele esta por aí, seguindo o exemplo da tia, encantado com as suas histórias, as pessoas de todo o Brasil e do mundo! Além dos shows ministra oficinas de contação de histórias. Lançou o belo cd No Fundo da Mata Ouvi!



CHICO LOBO Violeiro, compositor, apresentador de TV, Chico Lobo é natural de São João Del Rei, toca viola caipira desde os 14 anos. A crítica o considera um dos mais ativos e efetivos violeiros no processo de popularização da tradição musical do cenário brasileiro. É um artista consciente do seu importante papel no universo da viola caipira, e desse modo domina o palco com presença e comunicação ímpares. Com a viola na mão canta as folias, os congados, os catiras, as modas, suas raízes de modo muito envolvente. Profissional inquieto, Chico Lobo já lançou vários CDs. O de estréia, “No Braço Dessa Viola”, foi finalista ao Prêmio Sharp 97. Destaca-se ainda a participação de Chico Lobo no CD “Cantoria Brasileira” - que marcou a comemoração dos 25 anos da gravadora Kuarup –, indicado ao Grammy Latino. Seu 1º DVD, “Viola Popular Brasileira”, é pioneiro no gênero artístico da viola no Brasil. Lançou o 1º CD no mundo que registra o encontro da viola mãe com a viola filha, “Encontro de Violas” em uma produção Brasil/Portugal. Sua carreira já o levou a inúmeros palcos do Brasil e do mundo, como Canadá, Chile, Portugal, Itália (onde retornou no final de 2011, para apresentação no Matching - uma Importante Feira de Negócios de Milão), e China (onde representou a cultura da viola mineira na Expo Xangai de 2010). Sempre atento em descobrir novos valores e contribuir na divulgação de novos artistas, Chico Lobo idealizou e apresenta desde 2003 o Programa de TV “Viola Brasil”. E o programa de rádio “O Canto da Viola” na rádio Inconfidência de BH. Chico Lobo é considerado um violeiro de estirpe, mestre das notas choradas e um compositor que cria obras que destroem qualquer preconceito musical.


Nenhum comentário:

Postar um comentário