![]() |
Imagem: Museu dos Brinquedos |
Exposição de acervo do Museu dos Brinquedos, oficinas e rua de lazer
trazem a Ouro Preto o prazer proporcionado pelas brincadeiras
Como era brincar quando não havia internet? Crianças, papais, mamães e toda a família podem fazer uma incrível viagem no tempo e conhecer ou relembrar brinquedos de outras épocas. A exposição A fascinante história do brinquedo, promovida pelo Museu dos Brinquedos, de Belo Horizonte, estará aberta a visitação durante todo o período do Festival Diversão Arte Verão, de 8 a 17 de janeiro, na Casa dos Contos, em Ouro Preto/MG, com entrada franca.
A exposição mostra como o brinquedo surgiu e como foi sua evolução. São peças do acervo de Luiza de Azevedo Meyer, que começou, aos três anos, com o incentivo dos pais, a colecionar seus brinquedos. Além dos seus próprios, ela guardou os de seus dez filhos e 23 netos. Falecida em 2000, ela não viu sua coleção se tornar o Museu dos Brinquedos, em 2006.
Além da exposição, o Festival Diversão Arte Verão traz, também em parceria com o Museu dos Brinquedos, seis oficinas para crianças, que vão resgatar toda a alegria da brincadeira tradicional. As oficinas são de Bonequinho Doce, Boneco de Jornal, Bichinho com Cabacinha, Geleca, Boneco com colher de pau e Boizinho de bucha vegetal. Elas acontecem aos sábados e domingos (9, 10, 16 e 17 de janeiro, das 14h às 17h) e são gratuitas.
![]() |
Imagem: Museu dos Brinquedos |
E, para encerrar o Festival Diversão Arte Verão, a atividade Se esta rua fosse minha... vai encher de brinquedos e brincadeiras o Largo Marília de Dirceu, no dia 17 de janeiro, das 9h às12h. As crianças e seus pais vão poder se divertir a valer com o circuito de atividades, que tem o canto dos brinquedos, oficinas que ensinam a construí-los, as brincadeiras de rua, livros, piquenique e muito mais. Tudo para proporcionar muita alegria e interação e estimular a criatividade das crianças. Porque o verão com brincadeiras é muito mais divertido.
Museu dos Brinquedos
Criado em 2006, com o acervo da coleção de Luiza de Azevedo Meyer, o Museu dos Brinquedos funciona na avenida Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte, com mais de 600 peças em exposição permanente. Durante todo o ano, o Museu oferece uma programação variada, com brincadeiras, artes, cultura, livros, música e muita diversão, que agradam crianças e adultos.
O resgate das brincadeiras tradicionais, um dos valores do Festival, é também a bandeira do Museu dos Brinquedos.Uma das ações do Museu é a exposição itinerante A fascinante história do brinquedo, que estará em Ouro Preto, durante a 5ª edição do Festival Diversão Arte Verão. Outra é a atividade Se esta rua fosse minha..., que também estará em Ouro Preto.
Festival
O Festival Diversão Arte Verão apresenta sua 5ª edição, trazendo muita alegria para as crianças. Focado no resgate das brincadeiras tradicionais, o Festival terá, ainda, a presença daTurma da Nana, que leva a criançada para a rua com cantigas e divertimentos, e a Animando – Mostra de Curtas de Animação, em parceria com a Casa da Animação de Sabará. O Festival tem como parceiros a Prefeitura Municipal, o Museu dos Brinquedos de Belo Horizonte e o apoio local do Museu Casa dos Contos e do Cine Vila Rica. A produção é da Mezcla Organização Cultural e a co-produção da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto – ADOP.
![]() |
Imagem: Museu dos Brinquedos |
Nenhum comentário:
Postar um comentário